Dias úteis: 9:00 - 18:00

Press Release Atividade Seguro de Créditos COSEC

Lisboa – 16 de maio de 2016 – A COSEC, enquanto líder de mercado em seguro de créditos e seguro caução, possui várias soluções adaptadas às empresas portuguesas, que visam apoiá-las no crescimento das suas exportações e da sua atividade no mercado doméstico. A COSEC tem uma presença internacional que apoia fortemente a atividade internacional das empresas portuguesas, assegurando uma abrangência geográfica de mais de 50 países, sendo ainda responsável por conta do Estado Português, pela cobertura e gestão dos riscos de crédito, caução e investimento, para países de risco político.

Em 2015 as exportações cresceram mais de 6% e a COSEC contribuiu para esta dinâmica, fornecendo às empresas portuguesas as ferramentas necessárias à abordagem dos mercados externos. A exposição da COSEC, em 2015, ascendeu aos 11 mil milhões de euros, o que permitiu a cobertura de vendas no valor de 15 mil milhões de euros, que representa cerca de 9% do PIB nacional. Cerca de 4,9 mil milhões de euros são relativos a vendas nos mercados externos.

Realce também para os 5,7 mil milhões de euros de garantias concedidas a importadores nacionais, em muitos casos com importância decisiva na viabilização dos seus negócios.

No conjunto, procuramos dotar os nossos segurados de um elevado grau de confiança nas decisões de gestão dos créditos da sua carteira de clientes, sendo que os produtos com garantia do Estado português são um complemento muito importante no apoio para expansão das empresas portuguesas em mercados ditos de risco político, que apresentam atualmente maiores taxas de crescimento e melhores oportunidades, mas também um maior risco. É nesse âmbito, que, através de linhas específicas com garantia do Estado, é possível apoiar a cobertura de riscos políticos e comerciais, ligados à exportação e ao investimento nestes mercados.

No âmbito desta atividade por conta do Estado, enquanto Export Credit Agency (ECA) destacamos que em 2015 o valor de garantias concedidas, no âmbito da Linha de Seguro de Créditos à Exportação de Curto Prazo, foi de cerca de 176 milhões de euros, permitindo a cobertura de vendas de mais de 720 milhões de euros.

Press Release Atividade Seguro de Créditos COSEC